sábado, 18 de agosto de 2007

A Ferrovia em Manhuaçu

Manhuaçu em 1915 já estava inserido na política nacional ,já éramos considerados não mais como uma ilha no meio de largas florestas,mas como um agente atuante em meio à política de valorização do café.
Nossos altos índices de produção de café ,que haviam motivado o advento da ferrovia,subiram de tal sorte que,em 1922,merecíamos o galardão de sermos a “Capital do Café” no Estado de Minas Gerais.Procurando meios eficazes para a escoação do café,a Estrada de Ferro era a única saída,com ela vieram também,grandes impactos: O desenvolvimento econômico,social,cultural e demográfico.
“Na província do Rio ,a produção diminuiu de 2.229.000 sacas,em 1880,para 1.309.000 em 1889.A baixa produção persiste,e não se fazem novas plantações.Em 1920,a produção ainda é de 1.360.000 sacas.O mesmo não acontece com Minas Gerais,que,vendo esgotar-se as lavouras do Triângulo Mineiro e do Sul do Estado,estende novas plantações para os contrafortes da Serra do Mar (Zona da Mata),nas imediações de Carangola e Caratinga.Esta conquista de terras novas,acidentadas,fértil,coberta de matas,permite que Minas Gerais contribua com 32% da produção total,enquanto São Paulo atinge 42% no mesmo ano de 1920”.
Durante um período de 60 anos o município pôde desfrutar de tão grande obra,a Estrada de Ferro que chegou a Manhuaçu em 05/05/1915 ,graças ao esforço político e pessoas de destaque que se empenharam neste sentido.
Durante muitas décadas foi nosso principal meio de comunicação, além de levar nossos produtos, principalmente o café, que na época era maior riqueza da região.A Estrada de ferro contribuiu para o progresso de Manhuaçu e fez com que evoluísse nossos sistemas de educacional facilitando a inda e vinda de alunos e professores que eram recebidos na estação com banda de música.
Chegavam os produtos comercializados na cidade tais como:remédios, farinha de trigo, açúcar , sal,calçados,artigos de selaria, tecidos,encomendas de parentes que enviavam do Rio de Janeiro,e esta ligação com a capital do Brasil fizeram com que aqui não ficasse em isolamento,mas em contato direto que aquilo que era atual e mais moderno.
Sem dúvida alguma foi o ponto de partida para o grande desenvolvimento da cidade, pois a partir daí,o crescimento foi notório em todas as áreas,e já partia para ser uma cidade pólo na região da zona da mata mineira.
“A exportação de seus produtos pela Estrada de Ferro Leopoldina em 1927 foi de 10.233.935$000.A secretaría de agricultura do Estado por intermédio de Dr.Salazar facilitou a obtenção de maquinários, no Estado,utencilios,vacinas,inceticidas,Etc.O comércio tinha em várias casas atacadistas e varejistas ,a sua expressão de desenvolvimento”.
Dizia também que os altos custos para a manutenção das linhas,exterminando a máquina ferroviária e concluindo aqui, em nossa cidade em 1972 no Governo do prefeito em vigor GETÚLIO VARGAS.Sendo partido de Manhuaçu o último Trem no dia 31 de janeiro de 1972, e iniciando os desmanches e retiradas dos trilhos em Abril de 1973.
Hoje não temos nem vestígios da ferrovia , a estação foi totalmente destruída transformando-se em terminal rodoviário e o que ficou uma praça contruida próxima a antiga estação, as fotos, documentos,pequenos relatos,e a lembrança na mente dos mais antigos que presenciaram este grande recurso que tínhamos a nossa disposição.

2 comentários:

Unknown disse...

para quem colocou isto ai muito obrigado eu estudo no 6ano e de manha fiz o trabalho a noite

valeu

Unknown disse...

Ola Paulo Cesar... tenho frequentado seu blog para saber um pouco mais da Ferrovia em Manhuaçu. cheguei a andar nos trens quando criança..Ia muito até Manhumirim e morava no Engenho da Serra, e sempre observava os trens passando. Estou precisando do seu contato, se puder me passar. meu e-mail é julioliveira.jornalista@gmail.com.