sábado, 18 de agosto de 2007

Rede Ferroviária Criada em 1957

A RFFSA (Rede Ferroviária Federal) foi criada em 16 de março de 1957 para administrar,explorar,conservar,reequipar,ampliar e melhorar o tráfego das estradas de ferro da União,que somavam 37 mil quilômetros espalhados pelo país.Antes,em 1930,Getúlio Vargas já havia incorporado diversas ferrovias ao patrimônio da União.Foi um período de reorganização e investimentos na malha,que nasceu privada,pelas mãos do Barão de Mauá em 1854.
Na época,Vargas entregou a administração das estradas de ferro à IFE (Inspetoria Federal de Estradas),órgão do Ministério da Viação e Obras Públicas.Posteriormente,essa inspetoria deu origem ao DNEF (Departamento Nacional de Estradas de Ferro).O DNEF foi criado em 1941 e extinto em 1974,quando suas funções foram transferidas para a RFFSA.
No início dos anos 80,porém,o governo federal já não tinha recursos
suficientes para fazer os investimentos necessários à manutenção da malha ferroviária.No final da década,a situação piorou tanto que o valor investido em 1989 equivalia a 19% do aplicado nos anos anteriores.Quatro anos depois,a RFFSA foi incluída no PND (Programa Nacional de Desestatização).
A decisão foi acertada,na avaliação do diretor da Associação de Preservação da Memória Ferroviária,Sérgio Feijão Filho,que também é acionista de diversas ferrovias.Ele destaca que as ferrovias foram fundamentais para o desenvolvimento e integração do Brasil,mas se continuassem na mão do Estado acabariam totalmente sucateados por falta de investimentos.

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